Blogs e sua evolução: do diário virtual ao espaço de opinião
Um dos momentos que eu mais tenho inspiração, principalmente para escrever, é quando estou estudando, seja na sala de aula ou online. E em uma das aulas do mestrado (fiz uma disciplina isolada no ano passado) discutimos a evolução da mídia, como que ela se dá e como que uma mídia antiga origina uma nova e como uma mídia nova pega um recurso de uma outra mídia, para incorporar na atual.
No caso dos blogs, as plataformas foram se aperfeiçoando ao longo do tempo e o seu uso foi sendo modificado. O que antes era usado como um diário virtual, passou a ser um espaço de compartilhamento e dicas de como foi uma viagem, qual foi o resultado de um produto que usou, cobertura de evento que a blogueira foi convidada, entre outros.
O ato de blogar deu um salto tão grande, que hoje ela é considerada como profissão (alguns ainda vão descordar desse título), é possível ganhar dinheiro com ela e o nome blogueira ganhou outras denominação: produtora de conteúdo, influencer e digital influencer. E o mais incrível é que as empresas, marcas e demais mídias foram (estão) se adaptando a essa mudança.
Como qualquer outra atividade ter um blog requer dedicação e comprometimento, ainda mais se você quer fazer desse espaço o seu trabalho. E enganasse quem pensa que o blog é uma mídia que ficou estagnada ou que vai morrer. Pra mim, essa mídia vai continuar viva por muitos e muitos anos, ainda mais que, comparado com Instagram e Youtube, o texto sempre estará presente no universo do www e já as fotos e vídeos que publicamos, podem ser banidas, apagadas ou até mesmo a rede social ser excluída (alô Orkut).
Hoje, o blog é um local de compartilhamento que unido as outras redes abriu uma porta pública da vida privada de cada um. Ele é um espaço onde a escrita predomina, seja através de uma resenha ou de um artigo e de um espaço que vem se reinventado a partir dos seus usuários, que buscam constantemente novas formas de monetizar o seu conteúdo, fazer uma venda de uma forma "não venda", falar sobre determinado assunto e de ter novas funcionalidades para o blog.
No caso dos blogs, as plataformas foram se aperfeiçoando ao longo do tempo e o seu uso foi sendo modificado. O que antes era usado como um diário virtual, passou a ser um espaço de compartilhamento e dicas de como foi uma viagem, qual foi o resultado de um produto que usou, cobertura de evento que a blogueira foi convidada, entre outros.
O ato de blogar deu um salto tão grande, que hoje ela é considerada como profissão (alguns ainda vão descordar desse título), é possível ganhar dinheiro com ela e o nome blogueira ganhou outras denominação: produtora de conteúdo, influencer e digital influencer. E o mais incrível é que as empresas, marcas e demais mídias foram (estão) se adaptando a essa mudança.
Como qualquer outra atividade ter um blog requer dedicação e comprometimento, ainda mais se você quer fazer desse espaço o seu trabalho. E enganasse quem pensa que o blog é uma mídia que ficou estagnada ou que vai morrer. Pra mim, essa mídia vai continuar viva por muitos e muitos anos, ainda mais que, comparado com Instagram e Youtube, o texto sempre estará presente no universo do www e já as fotos e vídeos que publicamos, podem ser banidas, apagadas ou até mesmo a rede social ser excluída (alô Orkut).
Hoje, o blog é um local de compartilhamento que unido as outras redes abriu uma porta pública da vida privada de cada um. Ele é um espaço onde a escrita predomina, seja através de uma resenha ou de um artigo e de um espaço que vem se reinventado a partir dos seus usuários, que buscam constantemente novas formas de monetizar o seu conteúdo, fazer uma venda de uma forma "não venda", falar sobre determinado assunto e de ter novas funcionalidades para o blog.